A chegada do coronavírus no Brasil trouxe impactos para todo mundo. Isso nos leva a refletir que não estamos sozinhos nessa.
Com as pessoas passando mais tempo em casa, devido ao isolamento social, cresceu a demanda pelos serviços online.
Com isso muitos negócios têm se reinventado, buscando estar presente na internet. Em São Paulo houve um aumento de 25% no uso da internet nos últimos dias. As provedoras de internet chegaram a divulgar recorde de tráfego.

Mudanças no padrão de consumo.

Toda essa crise trouxe mudanças significativas no padrão de consumo que atinge desde os produtores rurais até o consumidor final.
Segundo Maurício Salvador, presidente da ABComm, como não houve a restrição de circulação de caminhões de entrega pelos governos federais e estaduais, os vendedores puderam ficar tranquilos, pois os envios não serão afetados.
Um indicativo interessante é que o consumidor passou a confiar mais nas compras pela internet, principalmente de setores de menor porte e pouco convencionais no meio, como é o caso de insumos.
Como sair de casa não é uma opção os produtores rurais têm buscado outras alternativas, como a internet, principalmente porque as criações não param e precisam de rações, fertilizantes ou defensivos agrícolas.


Produtor com tablet nas mãos Produtor Rural no campo com tablet nas mãos

Como sobreviver a este período

Neste momento é importante ter empatia e gerar valor para seu negócio. Tente usar o período de isolamento para aplicar novas ideias e testar novas maneiras de vender.
Aproveite para estreitar relacionamento com seus consumidores, fornecedores e parceiros. É um momento de aprendizado para todos e as conexões duradouras serão responsáveis pela continuação do negócio no período pós-crise.

Diversificação e reinvenção

Compra online de insumos agrícolas Homem realiza compra de insumos online no marketplace da Orbia

Diversificar é sempre muito importante, principalmente quando nos deparamos com momentos assim. Se seu modelo de negócio está muito voltado ao off-line, busque maneiras de diversificar e aos poucos trazer um pouco para o online.
Talvez seja o momento de investir em novos produtos e oferecer serviços diferentes aos consumidores ou fornecedores.
É tempo de se adaptar, mudar e, mais que isso, preparar seu negócio para uma nova realidade, sabendo aproveitar todos os aprendizados deste momento. Se você é um parceiro de negócio ou produtor rural conte com a Orbia. Estamos reunindo nossas conexões para enfrentarmos este problema juntos!

Conteúdos relacionados